Um veículo que transportava maquinário agrícola do Paraná para o Mato Grosso, foi parado pelos agentes, que descobriram um conjunto impressionante de armas e munições no interior.
Durante a inspeção, os ocupantes inicialmente negaram a presença de armas, mas logo um deles admitiu possuir três armas, que seriam levadas para o norte do estado.
No interior do veículo, os policiais encontraram quatro carregadores de munição, um apontador a laser, uma carabina calibre-22, uma carabina calibre-38 e uma pistola calibre 9mm, todas municiadas e prontas para uso, com a pistola facilmente acessível.
Um dos ocupantes possuía registro de CAC (Colecionador, Atirador e Caçador) para algumas das armas, mas uma carabina calibre-22 não possuía registro.
Porte ilegal de arma de fogo
Diante disso, os ocupantes foram encaminhados à Polícia Judiciária Civil de Rondonópolis para responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
O porte ilegal de arma de fogo é um delito grave, sujeito a pena de 2 a 4 anos de reclusão, além de multa.
O registro de CAC é um documento que permite a posse e o porte de armas de fogo para fins de coleção, tiro esportivo e caça, sujeito a requisitos rigorosos, como idade mínima de 25 anos e ausência de antecedentes criminais.
Esse incidente destaca a importância do porte legal de armas de fogo e do cumprimento das normas de segurança, visando prevenir o uso indevido e ilegal dessas armas, garantindo a segurança da população.