Com a aproximação do Dia das Mães, a tendência do consumidor brasileiro em deixar as compras para a última hora se evidencia mais uma vez. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que aproximadamente 13,7 milhões de brasileiros devem adquirir presentes nos dias que antecedem a data comemorativa.
Segundo os dados levantados, 48% dos consumidores têm a intenção de comprar o presente na primeira semana de maio, enquanto 25% planejam suas compras durante o mês de abril. No entanto, 11% afirmam que deixarão as compras para as vésperas do Dia das Mães, especialmente os pertencentes às classes C/D/E. Esse contingente representa os 13,7 milhões de consumidores que devem movimentar o comércio nesse período de última hora. No total, estima-se que 128 milhões de brasileiros participem das compras para a ocasião, gerando um volume de negócios de R$ 40,21 bilhões no comércio e serviços.
José César da Costa, presidente da CNDL, destaca a importância do planejamento financeiro mesmo diante do hábito arraigado de deixar as compras para a última hora.
“Com a tradição de deixar tudo para a última hora, os próximos dias prometem ser agitados, com lojas lotadas no comércio de rua e nos shopping centers. Na busca pelo presente ideal, muitas pessoas acabam cedendo à tentação do parcelamento impulsivo ou comprando sem pesquisar preços. É fundamental estabelecer um limite de gastos e sair de casa com o orçamento definido, evitando assim gastos desnecessários ou acima do planejado”, alerta Costa.