04/06/2024 às 08h56min - Atualizada em 04/06/2024 às 08h56min
Falha em celulares causa transtornos em diversas cidades do Mato Grosso
- Poliana Brandao
Moradores de Alta Floresta, Colíder, Sorriso, Nova Mutum e Colniza, no Mato Grosso, foram surpreendidos na manhã desta terça-feira (4) por uma falha em seus celulares que resultou no adiantamento automático dos relógios em uma hora. O incidente inesperado gerou confusão e transtornos para muitos residentes, que enfrentaram atrasos em seus compromissos diários, incluindo o trabalho.
A falha parece ter afetado principalmente smartphones com sistema operacional Android, embora também tenham sido registrados relatos de usuários de iPhone que experimentaram o mesmo problema. Esta não é a primeira vez que algo assim ocorre na região: situações semelhantes já foram observadas em 2021 e 2022, quando alguns dispositivos ainda estavam programados para o horário de verão, apesar de sua extinção em 2019.
Especialistas já estão investigando as possíveis causas por trás dessa falha técnica. Acredita-se que o problema possa estar relacionado à atualização de bases de dados desatualizadas em determinados modelos de celulares, mas uma análise mais aprofundada é necessária para determinar a origem exata do incidente.
Enquanto isso, os moradores afetados estão sendo aconselhados a ajustar manualmente seus relógios e ficar atentos a quaisquer atualizações ou orientações adicionais das autoridades competentes.