04/06/2024 às 12h26min - Atualizada em 04/06/2024 às 12h26min

Tragédia no Rio Grande do Sul pode impactar o PIB do Brasil nos próximos meses, alertam especialistas

- Poliana Brandão
Após as devastadoras chuvas e enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul no último mês, especialistas alertam para os possíveis impactos que essa tragédia pode ter no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil nos próximos meses.

Embora os efeitos das cheias já tenham sido profundamente sentidos pela população gaúcha, a repercussão na economia nacional ainda não começou a ser medida com clareza.

Os últimos dados do PIB, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abrangem apenas o crescimento da economia brasileira nos três primeiros meses do ano, registrando uma alta de 0,8%.

Entretanto, para o segundo trimestre, analistas consultados pelo g1 estimam que a economia do país deixe de crescer, havendo até previsões de uma possível retração da atividade para o período.

Já existem indícios desse cenário em alguns indicadores. O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), por exemplo, apresentou um aumento de 6,4 pontos em maio, atingindo 112,9 pontos, o maior nível desde março de 2023 (116,7 pontos).

Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre, destaca que uma análise de nuvem de palavras contidas nos textos identificados como indicadores de incerteza econômica revelou um forte aumento no mês de citações ao Rio Grande do Sul, sugerindo um aumento de incertezas relacionadas ao desastre ambiental na região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp