27/06/2024 às 12h05min - Atualizada em 27/06/2024 às 12h05min
Nova Portaria Restringe Tráfego de Veículos Pesados na MT-251 na Região do Portão do Inferno
Poliana Brandão - Poliana Brandão
g1 MT
Nesta Quinta-feira (27), uma nova portaria foi publicada pelo Governo de Mato Grosso, impondo restrições ao tráfego de veículos pesados na MT-251, especificamente na região conhecida como Portão do Inferno. A medida visa a segurança dos usuários e a integridade da via, afetada por deslizamentos de rochas e instabilidade geotécnica.
Conforme o documento, a passagem de veículos pesados e de carga fora da especificação definida está proibida por tempo indeterminado. Abaixo estão os detalhes das novas restrições:
Veículos Permitidos:
- Peso Bruto Total (PBT) até 3,5 toneladas: Inclui transporte coletivo de passageiros que atendam a essa especificação.
- Transporte Coletivo até 3,5 toneladas: Permitido trafegar entre Cuiabá e o Complexo Turístico da Salgadeira, ou entre Chapada dos Guimarães e a Região do Buriti (km 52 da rodovia) sem necessidade de Autorização Especial de Trânsito (AET).
- Veículos de Carga até 14 metros de comprimento, quatro eixos e 29 toneladas de PBT: Podem trafegar, exceto na região do Portão do Inferno.
Veículos Proibidos:
- Veículos acima de 3,5 toneladas com reboque ou semirreboque: Proibidos em qualquer trecho da região.
- Veículos de Carga com mais de 14 metros de comprimento, quatro eixos ou 29 toneladas de PBT: Proibidos entre a rotatória do Lago de Manso e a região do Buriti.
Em decorrência dos riscos de deslizamentos e desprendimentos de rochas, o Governo de Mato Grosso prorrogou, no dia 17 de junho, o decreto de situação de emergência para o trecho do Portão do Inferno da MT-251 por mais 180 dias. A situação crítica foi identificada em um relatório técnico realizado pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, que apontou a possibilidade de desprendimentos de blocos e escorregamento de materiais do paredão rochoso do Portão do Inferno.
Medidas de Mitigação
Para enfrentar os problemas de desmoronamento e garantir a segurança na rodovia, o governo propôs em março deste ano o **retaludamento** do morro do Portão do Inferno. Esta técnica envolve a retirada do maciço rochoso da curva do paredão e a criação de taludes, que são cortes em forma de degraus destinados a impedir deslizamentos de terra.
Avanços na Solução
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) já concluiu uma licitação emergencial para a execução das obras, orçadas em R$ 29,5 milhões. O contrato e a ordem de serviço foram assinados, prevendo o início dos trabalhos dentro de cinco dias após a obtenção de autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ibama. Em 2023, a área foi palco de diversos desmoronamentos, especialmente desde o início da temporada chuvosa em novembro.
Avaliação Geológica
O professor de geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Caiubi Kuhn, explicou que o desprendimento de rochas ocorre devido à composição geológica da área, formada há milhões de anos quando a região era um vasto deserto. As rochas, compostas por folhelhos e arenitos, são muito drenantes, o que facilita a infiltração de água e contribui para a instabilidade.
Relatório Técnico
Em novembro de 2023, uma consultoria especializada divulgou um relatório apontando rachaduras e recentes quedas de rochas na MT-251. O documento identificou 10 locais com risco de acidente geotécnico, destacando três pontos com criticidade elevada. O sistema rochoso na área é altamente drenante, aumentando o risco de infiltração de água e consequente deslizamento.
Esta medida visa assegurar a segurança na MT-251 e prevenir acidentes causados por deslizamentos e desprendimentos de rochas. A colaboração da comunidade e dos transportadores é essencial para a implementação efetiva dessas restrições e para a conclusão bem-sucedida das obras de mitigação. Acesse ao link e continue informado: https://chat.whatsapp.com/E2UslE9joaIKChrjFSOoBo