05/07/2024 às 15h20min - Atualizada em 05/07/2024 às 15h20min
Quatro Menores Apreendidos em Pontes e Lacerda Por Planejarem Homicídio Motivado por Rixa Entre Facções
- Poliana Brandão
Na noite de quarta-feira (03.07), uma ação conjunta envolvendo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), a Força Tática e a Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) resultou na apreensão de quatro menores, com idades entre 15 e 17 anos, no bairro Altos da Glória, em Pontes e Lacerda (a 483 km de Cuiabá). O grupo foi interceptado enquanto se preparava para cometer um homicídio em um caso ligado à rivalidade entre facções criminosas.
Detalhes da Apreensão
Os menores, dois rapazes e duas moças, foram surpreendidos pelas forças de segurança após um trabalho de inteligência que revelou um plano para assassinar um homem de 31 anos, membro do Primeiro Comando da Capital (PCC). Os adolescentes confessaram que a intenção era executar a vítima, um ato de represália orquestrado pelo Comando Vermelho (CV).
Durante a operação, os policiais abordaram os suspeitos na frente de uma casa que seria utilizada para o crime. Ao adentrar o local, encontraram seis indivíduos, dos quais três conseguiram escapar. Entre os apreendidos estavam uma jovem de 17 anos, outra de 15 e um rapaz de 16.
Plano de Homicídio
Os menores explicaram que a jovem de 16 anos havia combinado um encontro com a vítima, atraindo-o ao local sob o pretexto de um encontro romântico. Eles pretendiam cometer o homicídio na ausência da mãe do rapaz de 16 anos, que seria usado como local para a emboscada.
Enquanto patrulhavam a área, os policiais avistaram o jovem de 16 anos tentando se esconder em um matagal próximo. Ao ser detido, ele confessou que atuava como "olheiro" do CV, responsável por monitorar a chegada de qualquer viatura policial.
Intervenção Crucial e Alerta à Vítima
Durante o registro da ocorrência no local, a vítima chegou em um mototáxi. Ao ser abordado, ele informou aos policiais que estava ali para encontrar-se com uma jovem que conhecera através das redes sociais. Ele relatou que a suposta moça, alegando ser de Cáceres, havia viajado para Pontes e Lacerda para conhecê-lo e que ele havia pago a viagem.
A jovem de 16 anos, por sua vez, admitiu que recebeu ordens de um membro do CV para matar a vítima devido à sua filiação ao PCC. Os três suspeitos que fugiram foram identificados e estão sendo procurados. Um deles estava armado com uma pistola .40, conforme informações obtidas dos comparsas.
Investigação em Curso
A Polícia Civil de Pontes e Lacerda está conduzindo as investigações para entender a extensão do plano e a dinâmica envolvida, bem como para capturar os outros envolvidos que conseguiram escapar.