23/07/2024 às 10h22min - Atualizada em 23/07/2024 às 10h22min
Vídeo: Polêmica Após Acidente com Veículo da Nova Rota do Oeste na BR-163/MT
- Poliana Brandão
Um acidente envolvendo um veículo da concessionária Nova Rota do Oeste na BR-163/MT gerou uma grande polêmica nas redes sociais na ultima segunda-feira (22). O incidente ocorreu por volta das 14h no km 650 da rodovia e resultou em danos significativos ao veículo da concessionária, que foi descrito como estando em estado crítico nas imagens divulgadas.
Em Imagens divulgadas mostram o cavalo mecânico do veículo quase desconectado do vagão, com a cabine severamente danificada. O acidente provocou uma série de reações indignadas de outros motoristas que estavam no local. Em um vídeo amplamente compartilhado, um dos motoristas afetados acusa o condutor da Nova Rota do Oeste de ter abandonado a cena e faz ameaças contra o funcionário da empresa.
"Um filho da p** da Rota do Oeste, os meninos estão de prova aqui. Graças a Deus não estava em alta velocidade. O cara da Rota do Oeste parou o carro de uma vez em cima da pista. O pessoal [dos outros veículos de carga] que estava vazio conseguiu segurar. Eu já estava carregado, não consegui. Olha a merda que aconteceu comigo", desabafou o motorista em um vídeo.
Versão da Nova Rota do Oeste
A Nova Rota do Oeste emitiu uma nota oficial respondendo às acusações. Segundo a concessionária, o veículo de inspeção estava operando dentro dos limites de velocidade permitidos quando o motorista realizou uma manobra para permitir a passagem de um trem de carretas. Esta manobra resultou em uma redução de velocidade antes de sair da pista principal. A empresa afirma que um dos caminhões do trem não conseguiu frear a tempo e acabou colidindo com outro veículo, o que levou ao acidente. A viatura da concessionária não foi atingida durante o ocorrido.
A nota da concessionária ainda destacou que, conforme as normas de trânsito, é dever de todo motorista manter uma distância segura e uma velocidade adequada para evitar colisões traseiras. A empresa acredita que, se todas as práticas recomendadas fossem seguidas, o acidente poderia ter sido evitado.
Medidas e Investigação
A Nova Rota do Oeste informou que todos os seus veículos são equipados com sistemas de telemetria e câmeras para monitorar a condução dos motoristas. A empresa também realiza treinamentos contínuos focados em segurança viária. Uma investigação interna foi iniciada para revisar as ações do funcionário envolvido no acidente e para lidar com as ameaças feitas ao empregado da concessionária.