24/07/2024 às 11h00min - Atualizada em 24/07/2024 às 11h00min
Pedreiro Enfrentará Júri Popular por Chacina em Sorriso
Poliana Brandão - Poliana Brandão
Nortão MT Gilberto Rodrigues dos Anjos será submetido a júri popular pelo brutal massacre que resultou na morte de Cleci Calvi, de 46 anos, e suas três filhas, Miliane Calvi Cardoso, de 19 anos, Manuela Calvi Cardoso, de 13 anos, e Melissa Calvi Cardoso, de apenas 10 anos. O trágico evento ocorreu em novembro de 2023, em Sorriso, e chocou a comunidade local. A sentença de pronúncia que determina o julgamento foi proferida na segunda-feira (22).
Rodrigues dos Anjos, denunciado pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso, enfrenta acusações graves: quatro homicídios qualificados e três estupros. Os crimes ocorreram entre a noite do dia 24 e a madrugada do dia 25 de novembro, na residência das vítimas, e foram perpetrados com uma violência extrema.
O Ministério Público acusou o réu de feminicídio, uma vez que os crimes foram cometidos com menosprezo e discriminação à condição de mulher das vítimas. Além disso, foi alegado que os homicídios foram executados de forma cruel, utilizando métodos que dificultaram a defesa das vítimas e garantiram a impunidade de outros crimes cometidos. Entre as qualificadoras estão o uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e o fato de que dois dos crimes foram cometidos contra menores de 14 anos.
A denúncia incluiu uma causa de aumento de pena devido ao fato de os crimes terem ocorrido na presença de ascendentes e descendentes das vítimas. Os detalhes da investigação revelaram que três das vítimas foram atacadas com golpes de faca, enquanto a quarta foi morta por asfixia.
A acusação e as alegações finais foram apresentadas pelo promotor de Justiça Luiz Fernando Rossi Pipino, que detalhou a gravidade dos crimes e a crueldade do réu. A 1ª Vara Criminal de Sorriso acolheu as alegações e decidiu que Gilberto Rodrigues dos Anjos enfrentará o tribunal do júri. O processo judicial buscará assegurar justiça para as vítimas e seus familiares, além de averiguar todas as circunstâncias e responsabilidades envolvidas nesse caso horrendo.