04/07/2022 às 10h23min - Atualizada em 04/07/2022 às 10h23min

Sobrinho que matou e arrancou coração da tia, é absolvido após ser considerado "doido"

O juiz Anderson Candiotto, da comarca de Sorriso, concedeu absolvição sumária a Lumar Costa da Silva, o homem que matou a tia, Maria Zelia da Silva Cosmos, a facadas, arrancou o coração dela e entregou à filha da mulher.
O crime aconteceu em 2019 e ganhou repercussão nacional, chocando pela crueldade do ato.


A decisão foi assinada nesta sexta-feira dia 24 e acata laudos psiquiátricos que comprovam a bipolaridade do criminoso. Agora, ele deverá ficar internado em um hospital psiquiátrico em São Paulo, com todas as despesas pagas pelo Estado de Mato Grosso.

“A despeito de provada a autoria e a materialidade, a imposição de pena ao réu se mostra inviável, isso porque o laudo de insanidade mental demonstrou que o réu é inimputável, sendo de rigor, portanto, a absolvição imprópria (...); em síntese, o réu não é culpável”
escreveu Candiotto.

 

Ainda que tenha inocentado, o juiz destaca que o homem não pode ser colocado em liberdade, pois sua condição mental representa alta periculosidade tanto para ele, quanto para a sociedade. Assim, determinou sua internação.
 

“O réu não faz jus ao benefício de aguardar eventual recurso em liberdade, dada a extrema gravidade dos crimes praticados e sua manifesta periculosidade, revelando-se a manutenção de sua custódia necessária para a segurança da sociedade e do próprio acusado.”


Atualmente, Lumar está internado no Hospital Estadual Adauto Botelho, onde faz tratamento psiquiátrico.
Com a decisão, ele deve ser transferido para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Franco da Rocha, em São Paulo.


O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), responsável pelo processo, ainda pode recorrer da decisão.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp