31/07/2024 às 15h53min - Atualizada em 31/07/2024 às 15h53min
Boa notícia para os consumidores: Bandeira tarifária será verde em agosto
- Poliana Brandão
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26/7) que a bandeira tarifária será verde em agosto, o que significa que não haverá cobrança extra na conta de luz para os consumidores brasileiros. Esta mudança representa um alívio financeiro, especialmente após um mês de bandeira amarela, que refletiu um período seco e aumento no consumo de energia.
As condições climáticas favoráveis foram cruciais para essa decisão. As chuvas acima da média na região Sul foram determinantes para a escolha da bandeira verde, o que indica uma situação mais estável para a geração de energia elétrica no país. O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, comentou: “No final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto.”
Após o período de bandeira amarela em julho, a bandeira verde retorna, marcando um alívio para os consumidores. A bandeira verde permaneceu em vigor por 26 meses consecutivos, de abril de 2022 a junho de 2024.
Criado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias visa informar os consumidores sobre os custos da geração de energia elétrica, refletindo fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas. Essa informação permite que os consumidores ajustem seu consumo para economizar nas contas de energia.
A ANEEL destaca a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos de bandeira verde. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade do setor elétrico.