01/08/2024 às 09h26min - Atualizada em 01/08/2024 às 09h26min

Tensão no assentamento Itanhanga: tentativa de invasão e incêndios marcam a semana

- Poliana Brandão
Nesta terça-feira (30), um grupo do movimento sem terra tentou invadir lotes do assentamento Itanhangã, em Mato Grosso. Os invasores foram repelidos pelos assentados, que estavam armados com facões e pedaços de pau, conforme demonstrado em vídeo que circula nas redes sociais.

A tensão na região aumentou após uma decisão da Justiça Federal, por meio da Vara de Diamantino, que concedeu uma liminar favorável ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a reintegração de 6 lotes. A notificação foi realizada na quarta-feira da semana passada pelo oficial de justiça, na presença de representantes do Incra e da Polícia Federal.

Nesta quarta-feira, a situação se agravou com o registro de 12 focos de incêndios nos lotes do assentamento. Os assentados acusam o movimento sem terra pelos incêndios que estão ocorrendo no local. A origem dos incêndios ainda está sendo investigada, mas a acusação aumenta a tensão e o clima de confronto na área.

A situação continua sendo monitorada pelas autoridades, e medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança dos moradores e resolver os conflitos de forma pacífica.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp