08/08/2024 às 08h28min - Atualizada em 08/08/2024 às 08h28min

Lucas do Rio Verde está entre as cidades de MT que mais geraram empregos no primeiro semestre de 2024

- Poliana Brandão
A agroindústria mato-grossense continua a demonstrar sua força, impulsionando a economia do estado e a geração de empregos. De acordo com um levantamento realizado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), dez municípios concentram mais de 60% das contratações do setor no primeiro semestre de 2024.

Entre os municípios que mais geraram empregos destacam-se Diamantino, Várzea Grande, Sinop, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Nova Marilândia, Sorriso, Barra do Bugres, Alto Araguaia e Cuiabá. No total, o setor agroindustrial criou 4,9 mil novos postos de trabalho, representando um aumento significativo de 21% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

As atividades que mais contribuíram para essa expansão foram o abate de bovinos, a fabricação de álcool e a preparação de fibras de algodão. Além disso, o estudo revelou que as atividades agroindustriais são responsáveis por mais de 85% do valor bruto da produção industrial no estado e por mais de 77% do valor de transformação industrial.

Edinei Blasius, presidente do Conselho Temático da Agroindústria (Coagro), destacou a importância desses números para a compreensão do impacto do setor na economia local.

 
“É fundamental conhecermos os números da agroindústria para entendermos o seu impacto na geração de empregos e renda”, afirmou.

Apesar dos resultados positivos, o estudo também apontou desafios, especialmente no que diz respeito à qualificação profissional. Vanessa Gasch, diretora executiva do Mato Grosso Competitivo (MMTC), ressaltou que, embora a taxa de desocupação em Mato Grosso seja uma das menores do país, ainda é necessário investir em capacitação para atender à crescente demanda da agroindústria.

O crescimento da agroindústria em Mato Grosso não só reafirma o estado como um dos principais polos do setor no Brasil, mas também coloca em evidência a necessidade de políticas e iniciativas voltadas para a formação de profissionais qualificados, capazes de acompanhar a evolução do mercado e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp