16/09/2024 às 08h51min - Atualizada em 16/09/2024 às 08h51min
Aplicativo pardal registra 470 denúncias de irregularidades nas eleições de Mato Grosso
Alerta Total MT - Poliana Brandão
Com quase um mês de campanha eleitoral, o aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, já contabilizou 470 denúncias de irregularidades em Mato Grosso, representando uma média de 15 registros diários. Entre as cidades, Sinop lidera o número de denúncias, seguida por Rondonópolis e Cuiabá.
Segundo os dados da ferramenta, a maioria das denúncias refere-se a candidatos a vereador, com 360 registros. Para o cargo de prefeito, foram 233 denúncias, enquanto partidos políticos acumularam 135 queixas. Apenas duas denúncias foram direcionadas a candidatos a vice-prefeito.
O juiz Luiz Otavio Pereira Marques, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), destacou que todas as denúncias são sigilosas e analisadas pelo juiz eleitoral de cada município. O denunciante deve incluir fotos ou vídeos como prova, e a denúncia é encaminhada imediatamente para o juiz competente.
Disponível para iOS e Android, o aplicativo Pardal, que funciona há 10 anos, agora também permite o envio de denúncias relacionadas a campanhas na internet. Ele oferece aos cidadãos a possibilidade de acompanhar o andamento das queixas e suas estatísticas, além de disponibilizar canais de atendimento da ouvidoria eleitoral.
Com isso, a Justiça Eleitoral visa garantir um processo transparente, coibindo práticas irregulares durante as campanhas.