20/09/2024 às 09h23min - Atualizada em 20/09/2024 às 09h23min
Vereador é preso na operação ragnatela por suspeita de envolvimento com facção criminosa
Alerta Total MT - Poliana Brandão
O vereador de Cuiabá, Paulo Henrique de Figueiredo (MDB), foi preso nesta sexta-feira (20) em um desdobramento da Operação Ragnatela, que investiga uma facção criminosa de Mato Grosso. A facção é suspeita de promover shows nacionais e lavar dinheiro através de casas noturnas na capital. Figueiredo, que está concorrendo à reeleição, é acusado de atuar em benefício do grupo criminoso, recebendo vantagens financeiras em troca de sua influência junto a agentes públicos.
A Polícia Federal (PF) cumpriu 15 medidas cautelares, incluindo um mandado de prisão preventiva, sete de busca e apreensão, além do sequestro de veículos e imóveis e o bloqueio de contas bancárias. As investigações apontam que a facção movimentou mais de R$ 79 milhões entre 2018 e 2022, utilizando shows e eventos para lavar dinheiro.
A Operação Ragnatela já resultou no cumprimento de mais de 40 mandados contra suspeitos ligados à facção, demonstrando a influência da organização criminosa nas concessões de licenças e alvarás para eventos.