04/10/2024 às 15h44min - Atualizada em 04/10/2024 às 15h44min
Ministro de Minas e Energia considera retorno do horário de verão em novembro
Alerta Total MT - Poliana Brandão
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reconheceu a "necessidade" e a "possibilidade real" do retorno do horário de verão em novembro deste ano. A medida, suspensa desde 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro, poderá ser reintroduzida como uma estratégia para aliviar a pressão sobre o sistema elétrico no chamado "horário de ponta" (entre 18h e 20h), principalmente devido à crise hídrica.
Silveira destacou que a decisão ainda não foi tomada, mas após reuniões com empresas aéreas e considerando o atual cenário energético, a volta do horário de verão pode se tornar uma medida necessária para garantir a eficiência do uso de energia nos meses de maior luminosidade.
O vice-presidente Geraldo Alckmin também apoia a ideia, considerando o horário de verão uma "boa alternativa" para poupar energia. A decisão final sobre o retorno da medida será avaliada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O horário de verão, que vigorava antes de sua suspensão, costumava iniciar em outubro ou novembro e se estendia até fevereiro.