25/10/2024 às 11h04min - Atualizada em 25/10/2024 às 11h04min

Falta de mão de obra qualificada é o maior desafio para comércio e indústria em MT

Alerta Total MT - Poliana Brandão
Mato Grosso registrou uma taxa de desemprego de apenas 3,3% no segundo trimestre de 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que caracteriza uma situação de “pleno-emprego” no estado. Entretanto, o mercado de trabalho local enfrenta desafios: muitas empresas relatam dificuldades para preencher vagas devido à falta de candidatos qualificados.

De acordo com um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), quase metade (46,5%) das empresas da capital encontra problemas em contratar profissionais capacitados para cargos específicos. Entre as vagas mais demandadas, estão as funções de vendedor (26%), assistente administrativo (15,5%), mecânico (5,8%), consultor de vendas (3,8%), motorista (3,8%), eletricista (3,8%) e recepcionista (1,9%).

Outro obstáculo para o preenchimento de vagas é a falta de interesse por parte dos candidatos (11%) e a alta rotatividade dos funcionários (9,9%). Este último é um ponto crítico para as empresas, que precisam investir em treinamento e qualificação, implicando custos elevados. Para Junior Macagnam, presidente da CDL Cuiabá, é essencial que as empresas apostem em salários competitivos, planos de carreira, e benefícios atraentes para reter talentos e reduzir a rotatividade.

A superintendente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), Fernanda Campos, destacou que o setor industrial encara a escassez de mão de obra qualificada como uma prioridade. Ela reforça que o Sistema Fiemt, através do IEL MT, e o Senai oferecem programas e cursos de capacitação para atender às necessidades do mercado.

Fatores que influenciam a contratação

No processo de recrutamento, três em cada dez empresas priorizam a experiência prévia dos candidatos, enquanto 15,8% consideram habilidades técnicas e o potencial de crescimento dentro da empresa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp