29/10/2024 às 09h36min - Atualizada em 29/10/2024 às 09h36min

Educadores da rede municipal de Lucas do Rio Verde anunciam paralisação parcial em protesto contra edital da prefeitura

Alerta Total MT - Poliana Brandão
Trabalhadores da educação da rede municipal de Lucas do Rio Verde decidiram em assembleia, convocada pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), realizar uma paralisação parcial nesta terça-feira (29/10). A decisão visa protestar contra o edital 04/2024 da prefeitura, que traz restrições que impactam diretamente os professores interinos.

O presidente em exercício do Sintep, Luis Fernando Guimarães Zen, afirmou que a medida da prefeitura desvaloriza ainda mais os profissionais da educação.

 
“Nossa presença na Câmara será um ato de resistência, mostrando que a educação pública precisa ser prioridade e que o papel do professor precisa ser respeitado,” declarou ele.

Além disso, o secretário de Finanças do Sintep, Eriksen Carpes, ressaltou a importância da luta sindical em defesa dos direitos dos trabalhadores.

“Hoje mostramos mais uma vez que a união é nossa força. O Sintep está e estará sempre ao lado dos trabalhadores para garantir nossos direitos e, se necessário, intensificarmos nossas mobilizações”, afirmou Carpes.

A paralisação será parcial, com os profissionais retomando as atividades após a sessão plenária na Câmara Municipal. No entanto, caso as negociações não avancem, os educadores já consideram a possibilidade de uma paralisação total nas próximas semanas. Uma nova assembleia está marcada para as 17h35 desta terça-feira, para definir os próximos passos.

Edital Controverso

O edital 04/2024, publicado pela prefeitura em outubro, estabelece que os educadores celetistas e interinos só poderão assumir novas vagas após seis meses do término do contrato anterior. Para o Sintep, essa exigência é prejudicial, pois além de deixar profissionais sem trabalho, interrompe a continuidade pedagógica dos estudantes.

A paralisação parcial é um ato de mobilização sindical assegurado com reposição de aulas, para que os alunos não sejam prejudicados. O Sintep emitirá uma declaração oficial para os participantes da mobilização.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp