31/10/2024 às 09h20min - Atualizada em 31/10/2024 às 09h20min

Polícia faz operação contra grupo de tráfico e crimes ambientais em Lucas do Rio Verde e outras cidades de Mato Grosso

Alerta Total MT - Poliana Brandão
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) deflagrou, nesta quinta-feira (31/10), a Operação Rota do Sertão, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas, madeira ilegal, lavagem de dinheiro e outros crimes. A organização utilizava a cidade de Sinop como base para distribuir drogas e madeira de forma clandestina para regiões do Nordeste e Sudeste do Brasil.

Durante a operação, foram apreendidos 800 quilos de cloridrato de cocaína em Picos (PI), escondidos em cargas de milho para disfarçar o transporte da droga que, proveniente da Bolívia, passou por Sinop antes de seguir ao Ceará. Além do tráfico, o grupo era responsável por crimes ambientais, transportando madeira sem autorização ambiental para o Sudeste do país.

As medidas judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Criminal de Sinop e incluem dois mandados de prisão temporária, seis mandados de busca e apreensão e o sequestro de 22 carretas e quatro veículos de passeio, com valor estimado em R$ 10 milhões. As ações foram realizadas em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Tapurah. Uma das práticas ilícitas investigadas inclui o uso de caminhões clonados para transporte, além da desmontagem de veículos roubados em oficinas locais. Em junho, um caminhão roubado foi apreendido em Sorriso, e o responsável pela oficina foi preso em flagrante.

Para dissimular o lucro ilícito, o grupo criou empresas de fachada registradas em nome de "laranjas", utilizando uma frota de 22 caminhões e registrando esses bens em endereços suspeitos, o que permitia ocultar o dinheiro e bens adquiridos de forma ilegal. 

A Operação Rota do Sertão é uma ação conjunta que conta com a participação de várias forças de segurança, incluindo a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, com apoio das delegacias nas cidades envolvidas, reforçando o combate ao crime organizado em Mato Grosso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp