A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) anunciou que o trânsito na MT-251, região do Portão do Inferno, será totalmente interditado nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024, das 7h30 às 16h30. Após essa data, entre 02 e 18 de dezembro, a rodovia será parcialmente liberada em sistema de pare e siga, no mesmo horário.
A interrupção é necessária para garantir a segurança durante a remoção de blocos soltos e a instalação de uma barreira dinâmica, como parte das obras de retaludamento do Portão do Inferno.
Caso chova mais de 20 mm antes do dia 27 de novembro, o trânsito poderá ser interrompido conforme o protocolo de segurança.
Durante a interdição, motoristas terão duas opções para deslocamento entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães
Rota via Campo Verde
Rota via Lago de Manso e Água Fria
O retaludamento, com investimento de R$ 29,5 milhões, envolve a retirada do maciço rochoso da curva do Portão do Inferno, criando cortes em degraus para evitar deslizamentos. A estrada será recuada em 10 metros, eliminando o uso do viaduto atual, proporcionando maior segurança aos motoristas.
Durante as obras, o trecho até o balneário da Salgadeira (sentido Cuiabá) e até a região da Mata Fria (sentido Chapada) continuará acessível.