As investigações realizadas pela Polícia Federal, que resultaram na deflagração da Operação Escamoteio, na manhã desta sexta-feira dia 22, revelaram que funcionários da Caixa alteravam dados dos clientes no aplicativo “CAIXA TEM”, para desviar dinheiro do Auxilio Emergencial.
Ao todo, foram cumpridos, em Mato Grosso e em outros 5 estados da Federação, quatro mandados de prisão, 18 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens e ainda dois mandados de suspensão do exercício da função pública, expedidos pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Mato Grosso.
De acordo com a PF, a ação visa desarticular uma organização criminosa especializada em realizar fraudes no auxílio do Governo Federal.
A informação é que faziam parte da quadrilha, empregados e terceirizados da Caixa Econômica Federal.
COMO AGIAM
As investigações da PF revelaram que os criminosos alterando as informações bancárias dos clientes junto ao aplicativo “CAIXA TEM” e, posteriormente, transferindo os valores para contas de membros organização.
Esse valor, em algumas das vezes, era utilizado para pagamento de boletos ou sacados em terminais de auto-atendimento da CAIXA.
Até o momento, foi constatado um prejuízo de mais de R$ 1,7 milhão somente entre os meses de janeiro e junho deste ano.