O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos finalizou as investigações e apontou que SEAMAX M-22, que fez pouso de emergência no último dia 6, nas proximidades da praça de pedágio da BR-163 entre Lucas e Nova Mutum ficou ‘praticamente’ sem combustível. Apenas o piloto seguia na aeronave e não se feriu.
De acordo com o histórico do Cenipa, a aeronave decolou, próximo ao por do sol, de uma lagoa em Nova Mutum, com destino a uma propriedade, em Sorriso. Porém, próximo ao pedágio, o piloto percebeu que o combustível estava acabando para seguir ao destino.
Ainda consta que havia pouca luminosidade e com isso ele decidiu fazer o pouso de emergência em uma estrada vicinal ainda de dia.
A aeronave é moderna e foi fabricada em 2022.
No dia do acidente, o Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde foi comunicado pela Força Aérea Brasileira (FAB), que repassou as coordenadas geográficas da região onde a aeronave teria caído.
À época, o capitão Gustavo Correa informou que uma equipe se deslocou ao local, mas não localizou o avião.
“Preparamos uma equipe para deslocar ao local, que seria logo depois da praça de pedágio, à esquerda. É uma região que tem bastante estrada, plantação, até alguns barracões que armazenam grãos. Então, foi naquela região que teria se dado o acionamento de emergência, só que não necessariamente seria o local de queda”
explicou o militar.
O capitão detalhou ainda que a equipe de resgate chegou a ir até a praça de pedágio, onde testemunhas informaram que o ocupante do avião teria saído por conta própria e sido levado por uma mulher.