Em Lucas do Rio Verde, o palco da ação é o Posto Ciriema, na BR 163 km 713, e em Brasília, a GDC acontece no Posto Chaves, no km 13 da BR 060. Ambos têm a bandeira Petrobras e são integrantes da Rede Siga Bem.
Lucas do Rio Verde é uma das cidades que sediará a 30ª Gincana do Caminhoneiro. A outra será Brasília.
A ação, realizada em conjunto pela Rede Siga Bem e Iveco, acontecerá de forma simultânea nos dias 5 e 6 de setembro. A iniciativa visa valorizar o profissional que faz da boleia o seu meio de vida.
Em cada etapa, os participantes da Gincana do Caminhoneiro terão dois dias para passar pelo circuito de saúde. Em Lucas do Rio Verde, estarão disponíveis testes de glicemia, aferição de pressão, cálculo do IMC e livre acesso a um painel com dicas de alimentação e exercícios, iniciativas que podem tornar a vida na estrada mais saudável e menos estressante.
Já em Brasília serão realizadas ações preventivas para detectar possíveis doenças silenciosas, incluindo checagem do nível de glicose no sangue, para investigação e controle de casos de diabetes; aferição da pressão arterial para descobrir se há hipertensão e minimizar riscos de ataques cardíacos, auriculoterapia, bioimpedância, cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), além de oferecer dicas de alimentação saudável, noções de saúde bucal e orientações de alongamento e ginástica laboral. A ação conta com apoio do Sest/Senat.
A grande atração das etapas fica por conta da prova do slalom, onde o caminhoneiro é desafiado a mostrar sua habilidade no volante na pista do evento. O caminhoneiro deve percorrer um trajeto demarcado por cones, se preocupando em desviar deles e mostrando destreza nas manobras para concluir a pista. Enquanto encara esse desafio, o caminhoneiro tem seu tempo cronometrado, afinal, sua performance pode torná-lo um candidato a ganhar um caminhão Iveco Tector Zero Km. É que em cada etapa da 30ª Gincana do Caminhoneiro, aquele que obtiver a melhor performance, é classificado para uma semifinal (neste caso, a terceira que irá acontecer em Feira de Santana/BA, dia 25/9), na qual terá a chance de conquistar uma vaga para a grande final, que contemplará o vencedor com um caminhão Iveco Tector zero km.
Para participar da GDC é necessário apresentar CNH C, D e E, sendo gratuita a passagem pelo circuito de saúde e a realização de sua volta na pista. Porém, para ter seu tempo validado e disputar oficialmente o grande prêmio do evento, o caminhoneiro precisa apresentar, no momento da inscrição, um cupom fiscal com o consumo de R$ 1.000,00 em diesel ou ter adquirido um balde de óleo Lubrax Top Turbo / Top Turbo Pro, Avante ou Extremo HD nos postos da Rede Siga Bem. O cupom tem validade de até sete dias antes da etapa.