Conforme o boletim divulgado na segunda-feira dia 05, um total de 35 pacientes já tiveram a confirmação da doença no Estado, 31 casos seguem em observação como suspeitos em diferentes municípios e 33 casos monitorados não eram da doença.
A secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira, destacou uma crescente nos casos suspeitos do vírus monkeypox, popularmente conhecido como varíola dos macacos, registrados em Mato Grosso.
Segundo Kelluby, em razão do crescimento apresentado nas últimas duas semanas, a Secretaria Estadual da Saúde de Mato Grosso, preparou um plano de contingência para atendimento dos pacientes e segurança dos profissionais que fazem o atendimento.
“Estamos monitorando dia a dia o aumento de casos. Apresentamos a questão do plano de contingência, no último Comitê, e o nosso plano de contingência no momento ele não prevê a questão de leitos reservados somente para varíola dos macacos, como fizemos com a Covid, tendo em vista a desnecessidade de fazer a separação. Pelo controle, pelo plano de contingência, esperamos que reduza e não haja aumento”, disse a secretária.
A secretária destacou os cuidados para evitar a transmissão da varíola dos macacos. Segundo ela, a orientação é bem próxima aos cuidados com a Covid. “Manter sempre a questão das máscaras, mãos higienizadas, distanciamento, por a doença ser transmitida pelo contato físico, então, essas são as orientações”, disse a secretária.