10/06/2023 às 11h17min - Atualizada em 10/06/2023 às 11h17min

Moradores denunciam falta de coleta de lixo em bairro de Cuiabá; Prefeitura diz estar "normal"

Limpurb negou que exista qualquer interrupção na prestação do serviço e diz que a situação foi pontual.

Redação - Flávia Araújo
Repórter MT
Reprodução
Moradores do bairro Carumbé, em Cuiabá, estão sem coleta de lixo desde o começo da semana. O serviço, que é pago pelos cidadãos conforme a quantidade de vezes que os resíduos são recolhidos ao longo da semana, não está sendo cumprido pela empresa Locar Gestão de Resíduos, que presta serviços para a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos de Cuiabá (Limpurb).


Com a ausência do serviço, as lixeiras têm ficado cheias e o lixo acumulado, causando mau cheiro.
Segundo a Prefeitura, após a ida de um fiscal para constatar a denúncia, a empresa foi notificada. Mesmo assim, na quinta-feira não houve coleta de lixo. Como o serviço é considerado essencial, os trabalhos devem continuar normalmente durante os feriados e fins de semana.
 

O prazo para que o serviço seja reestabelecido é este sábado (10), conforme a Prefeitura.

 

O custo do serviço é de R$ 10,60 onde a coleta é realizada três vezes por semana; e R$ 21,20 nas localidades onde a coleta é realizada seis vezes por semana. No Carumbé, segundo a Prefeitura, a coleta é feita às terças, quintas e sábados.

 

A assessoria da Prefeitura de Cuiabá descartou comprometimento na coleta de lixo da cidade. Contudo, como o problema diz respeito à empresa que presta o serviço, existe a possibilidade de outras regiões estarem sendo afetadas.
 

Veja a íntegra da nota abaixo:

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) informa que:

- O serviço de coleta de lixo domiciliar ocorre dentro da normalidade em toda cidade.

- Conforme a programação, no bairro Carumbé o atendimento é feito sempre nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados.

- A Limpurb destaca que não foi notificada pela empresa sobre qualquer problema pontual que seja um impeditivo para a realização do trabalho na comunidade.

- Também não recebeu nenhuma denúncia em seus canais de comunicação sobre a existência da falha na prestação do serviço.

- Dessa forma, um fiscal já foi designado para comparecer na região e fazer o levantamento da situação e, a partir disso, a empresa será notificada para prestar esclarecimentos e promover a regularização imediata.

- Reforça que sempre que verificar qualquer problema relacionado à coleta de resíduos, o cidadão pode formalizar uma denúncia pelo 0800 002 02 02 ou pelo (65) 3645-5518.


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