O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta 5ª feira (22.dez), o vice-presidente Geraldo Alckmin como ministro da Indústria, Comércio e Serviços.
Alckmin acumulará, então, duas funções no governo que se inicia no próximo dia 1º de janeiro. A indicação ao vice-presidente eleito veio após Lula declarar, antes das eleições, que Alckmin não acumularia duas funções em seu governo. Entretanto, o petista em uma de suas falas disse:
“Eu tenho certeza que o Alckmin, com a capacidade de articulação política, com o respeito que ele tem junto aos empresários brasileiros, eu tenho certeza que ele vai ser um extraordinário ministro da Indústria e Comércio desse país”.
Integrantes do núcleo mais próximo da dupla eleita afirmam que Lula já estava 90% certo da indicação do vice, que ganhou força após vários empresários recusarem a oferta.
Alckmin tem bagagem no setor produtivo. Estudioso de assuntos como reforma tributária, o vice-presidente eleito pode atuar como um facilitador do diálogo do governo com o mundo empresarial.