O governo Lula Luiz (PT) acabou, na canetada, com diretoria criada no Mec pelo governo Bolsonaro para fomentar abertura de escolas cívico-militares pelo país. O futuro da metodologia de ensino é incerto.
A área era vinculada à Secretaria de Educação Básica. O ministro Camilo Santana (PT) não deixa claro o que fará. Declarou apenas que há um "processo de reestruturação, montagem de equipe e avaliação de programas e ações".
O Ministério da Educação (MEC) é o principal órgão público responsável pela legislação e regulamentação da educação no Brasil. O MEC é o braço direito do governo na elaboração de políticas públicas relacionadas a todo o sistema brasileiro de educação, sendo responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação (PNE), por exemplo, entre outras ações importantes ligadas à educação: a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a coordenação de programas de financiamento estudantil como o FIES e o Prouni e o gerenciamento do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, exemplos específicos do ensino superior.