Os detidos estão sendo encaminhados ao edifício sede da PCDF. "Estão sendo identificados e ouvidos nos autos do inquérito que investiga todos os atos criminosos ocorridos esta tarde na Esplanada dos Ministérios", explicou a corporação.
Na tarde deste domingo, manifestante invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. Após atravessarem o cordão de isolamento da polícia brasiliense, eles passaram a depredar os prédios públicos.
O cenário nas três sedes é de caos. Janelas, portas e diversos equipamentos e bens quebrados, obras de arte rasgadas e até armas roubadas.
Demissão e intervenção
Por conta da facilidade com que os vândalos cometeram os atos violentos, o secretário de Segurança do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, foi destituído do cargo pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
Na sequência, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto de intervenção federal na segurança pública do DF. A justificativa é pôr fim ao grave comprometimento da ordem pública que ameaça os prédios do Congresso, do STF e do Planalto.
Lula anunciou que o interventor responsável será Ricardo Cappelli, secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.