Mauro se reuniu com o ministro, na noite de quinta-feira (26), e com os senadores Wellington Fagundes (PL), Jayme Campos (União) e Margareth Buzetti (PSD).
Também participaram da reunião os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).
“Essas são importantes obras que, tenho a certeza que, sob a experiência do ministro Renan Filho, haverão de andar em Mato Grosso. Essas são obras estruturantes para o agronegócio brasileiro e para toda a população mato-grossense”. Afirmou o governador.
Mauro Mendes explicou que o trecho de 120 km da BR-158 que precisa ser executado contorna a reserva Marãiwatsédé, cortando os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, no Nordeste de Mato Grosso, e há anos não consegue liberação.
Com isso, os caminhoneiros sofrem com atoleiros, buracos e congestionamentos.
Na BR-242, o principal problema é no trecho que liga o distrito de Santiago do Norte a Querência, por conta de pendências em licencas ambientais.
Já a Ferrogrão, de acordo com o governador, será uma importante alternativa para o escoamento da produção, que vai se somar à Ferrovia Estadual viabilizada pelo Governo de Mato Grosso – já em obras.
A ferrovia vai ligar o município de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá) até o Porto de Miritituba, no Pará.
“Mato Grosso é um Estado muito importante para o desenvolvimento nacional e nós vamos nos dedicar para melhorar a infraestrutura e facilitar a vida de quem produz e de quem mora na região. Daremos prioridade a essas obras em Mato Grosso são as obras da 242 e da 158”, afirmou o ministro.
O senador Wellington Fagundes também pediu agilidade na concessão da BR-364, na região de Rondonópolis, no Sul do Estado.
“A BR-364, de Rondonopolis a Jataí, que já está duplicada até Jataí, é uma concessão que o ministério já está trabalhando junto com a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres]. Essa concessão é extremamente importante e viável também”, relatou o senador.