02/02/2023 às 09h55min - Atualizada em 02/02/2023 às 09h55min

Max e Janaina tomam posse de olho na próxima presidência

Max Russi e Janaina Riva devem disputar comando da Assembleia em 2025

Redação - Deilane Lima
MídiaJur

 

Os deputados estaduais Max Russi (PSB) e Janaína Riva (MDB) teve a  posse do cargo, na manhã de quarta-feira (1º), já de olho na presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no biênio 2025-2027.

Para a imprensa, ambos os parlamentares revelaram o objetivo de disputar o cargo em 2025 e ter planos maiores de concorrer para o governo ou Congresso Nacional em 2026, mas que, por agora, vão pensar nas funções que irão ocupar neste biênio.

Janaina será vice-presidente da Mesa Diretora, e Russi o primeiro secretário. O deputado Eduardo Botelho (União Brasil) continuará a ser o presidente pela terceira vez seguida, e o parlamentar Elizeu Nascimento (PL) o segundo secretário.

Janaina, que também ensaiou disputar a presidência da Assembleia neste biênio, disse que continuou como vice-presidente por entender a importância da participação da mulher e do MDB no parlamento - partido com o maior número de deputados nesta 20ª legislatura.

Já Russi repetiu a dobradinha com Botelho, definida apenas há três dias da posse dos deputados e da eleição para a presidência da Mesa Diretora, depois de quase rachar a parceria entre os dois pela disputa do maior cargo da Assembleia.

Isso porque, em um primeiro momento, Botelho não participaria da eleição por conta de uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) proibindo a terceira reeleição do parlamentar ao cargo.

Houve então um suposto acordo entre Botelho e Max para que os papéis se invertessem com o primeiro na primeira-secretária, e o segundo na presidência.

Mas, meses depois, uma nova decisão do STF abriu brecha para o terceiro mandato de Botelho à frente do Legislativo. Nas semanas seguintes, cada um dos dois começou uma disputa para captar votos dos deputados eleitos para conseguir se eleger como presidente da Assembleia.

A parceria entre os dois deputados foi restabelecida e selada no início desta semana, com a repetição da dobradinha Botelho na presidência, e Max na primeira secretaria.

Paralelo a isso, haverá a votação da Emenda à Constituição nº 108/2023, que irá nortear as eleições das mesas diretoras na Assembleia Legislativa a partir do segundo biênio da 20ª Legislatura e proíbe os deputados de se reelegeram para os mesmos cargos.

"Vamos fazer um bom mandato como primeiro secretário, ajudar a Mesa Diretora e todos os deputados e fazer uma construção. Daqui a 2 anos, se Deus permitir, desejo e vontade eu tenho; agora tudo é construção", disse Russi à imprensa.

O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que ficou contente dos deputados Max e Russi não entrarem em uma disputa acirrada pelo comando da Assembleia.

"Graças a Deus, isso continua fazendo parte do passado e não mais no presente. Espero que nunca mais aconteça nessa casa o que todos sabiam que aconteciam", disse o governador.

Planos maiores

Os deputados Max Russi e Janaina Riva também revelaram que estes podem ser seus últimos mandatos como deputados estaduais.

Janaina disse que busca a projeção do cargo ocupado na Mesa Diretora "para poder alçar voos maiores" e disputar uma eleição majoritária em 2026 para o governo ou Congresso Nacional.

"Essa é a minha última posse como deputada estadual. Já tinha dito que é uma decisão tomada. Então espero fazer aqui o melhor mandato de todos e, por isso, entendo que sair da Mesa seria um retrocesso para mim, para as mulheres e para quem votou nela", disse.

Russi também disse que, com seus 70 mil votos conquistados no último pleito, deve buscar alguma posição na eleição majoritária.

"Vou tentar algo nesse sentido", disse.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp