A deputada estadual Janaina Riva (MDB) defendeu a nova postura da Assembleia Legislativa (ALMT) para a 20ª Legislatura em Mato Grosso, que teve início este ano e segue até 2026. Segundo ela, a independência do Legislativo Estadual é uma "reclamação" que vinha sendo feita há algum tempo pelos próprios parlamentares.
“Tudo que a gente via que era de reclamação, que era feita tanta pela imprensa, quando população e próprios parlamentares, a gente vai tentar ajustar agora”, disse em entrevista na manhã de quarta-feira (15).
Janaina explicou que a mudança já era esperada, mas que na legislatura anterior isso não foi possível devido à situação financeira complicada que o Governo do Estado enfrentava e posteriormente, com o surgimento da pandemia da covid-19.
"A Assembleia tem essa vontade de se tornar mais independente. Como eu disse, foram anos atípicos, a gente teve a pandemia e tudo mais. Então, assim, houve uma força tarefa aqui para tentar se fazer tudo que era possível para melhorar a situação do Estado", explicou.
Agora, segundo a parlamentar, a "página virou" e o próprio Executivo também estaria adotando uma nova postura para o segundo mandato do governador Mauro Mendes (União Brasil). Para ela, essa mudança só traz benefícios para a população de Mato Grosso.
"Agora virou-se a página. Como o governo também vai adorar uma nova postura, e eu acho que já estão vendo isso, no comportamento do governo, da mesma forma a Assembleia também muda, mas acredito que é pra benefício da sociedade", finalizou.