O deputado estadual Wilson Santos (PSD) defendeu o projeto que prevê a obrigatoriedade de câmeras em fardas e “nas aeronaves utilizadas, embarcações, viaturas em geral”, no estado de Mato Grosso.
O parlamentar, que é autor da proposta, destacou que as autoridades de segurança pública, assim como técnicos e mesmo policiais, defendem a utilização desses mecanismos. Segundo ele, "o bom policial não tem o que temer".
“Essas imagens e áudios eles servem como prova, como documento a favor do policial, quando age dentro do protocolo militar, do procedimento que eles aprenderam na Academia, nas unidades militares, então o bom policial não tem o que temer”, afirmou.
Ainda segundo Wilson, os maus policiais é que vão se preocupar com o novo modelo monitoramento dos agentes da segurança pública.
“Vai temer a utilização das câmeras aquele que exagera, aquele que usa a força desproporcional, aquele que tem prazer pela tortura. Mas o projeto foi reapresentado e nós vamos debate-lo aqui e tentar convencer os nossos colegas deputados a aprovar essa obrigatoriedade. Eu tenho certeza que isso é modernidade. Estamos construindo uma polícia moderna e cada vez mais civilizada.”
Outro ponto destacado pelo parlamentar é que não há nada de novo no projeto, que já é utilizado em outras regiões do país.
“Isso não é nada inédito, não é novidade no Brasil. Essa experiencia já acontece em vários estados, São Paulo, Santa Catarina e outros. E os resultados são muito alvissareiros, muito positivos. O número de assassinatos reduziu mais de 60% em São Paulo”, disse.