O governador Mauro Mendes defendeu mais uma vez os investimentos de R$ 200 milhões para concessão estadual e investimentos no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Ele rebateu os argumentos dos deputados estaduais da Comissão Especial dos Parques para que o Governo de Mato Grosso pulverize nos demais parques estaduais os investimentos previstos para Chapada dos Guimarães.
“Quem aqui já foi no Parque do Cristalino? Quem aqui já foi no Parque de Chapada? Qual é mais longe? Você investir num parque que fica a 1000 km daqui, onde não vai ninguém praticamente o ano inteiro, onde não tem atrações turísticas, fica longe dos aeroportos, longe dos centros urbanos, ou investir num parque que está aqui do nosso lado, tendo em vista todos os investimentos turísticos que estamos fazendo em Mato Grosso?”, questionou o governador.
Mauro classificou como “bobagem” e “besteira” as críticas sobre a busca pela concessão do Parque de Chapada e o aporte que o Governo esta disposto a fazer para aquecer ainda mais o turismo na região.
“Quero fazer investimento para o turismo aqui da baixada cuiabana, e já estamos fazendo esse investimento com o Parque Novo Mato Grosso, a Orla de Santo Antônio de Leverger, Orla de Barão de Melgaço. Agora se eu gastar 200 milhões lá no Parque do Cristalino há 1000 km daqui quem vai lá? Alguém vai pegar o carro, andar 1000 km para ir lá visitar?”.
No dia 8 de fevereiro, o governador esteve em Brasília com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para pedir a concessão do Parque Nacional para o Governo do Estado. A MT Par chegou a disputar a licitação para concessão da unidade de conservação, mas foi inabilitada.
A Parquetur venceu a licitação realizada no final de 2022 e arrematou por R$ 18 milhões em investimentos durante 30 anos para administrar o Parque Nacional. O Governo espera que a União volte atras e promete aporte financeiro 10 vezes maior.