O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta quinta-feira (16) liberdade provisória para mais 129 denunciados por participação nos atos de vandalismo registrados em 8 de janeiro, em Brasília. Ao menos seis deles são de Mato Grosso.
Foram libertos os seguintes moradores de Mato Grosso: Aparecido Júlio da Silva; João Batista Benevides; Ricardo Queiroz Colombo; Josival Ferreira Resende; Romeu Alves da Silva; e Jocymorgan Mendes Boa Sorte.
Os réus que foram libertados tiveram estipuladas medidas cautelares como a utilização de tornozeleira eletrônica, proibição de se ausentarem da cidade de origem no período noturno e nos finais de semana, comparecimento semanal do juiz da Comarca onde vivem.
Além disso, ficam proibidos de se ausentar do país, devendo entregar o passaporte à Justiça no prazo de cinco dias. Também foi determinado o cancelamento de todos os passaportes emitidos e de qualquer documento de porte de arma de fogo, assim como registro de caçador, atirador esportivo e colecionador (CAC) de arma de fogo.
Os acusados também não podem utilizar redes sociais e nem se comunicar com os outros envolvidos no processo por qualquer meio.
Somente nesta quinta-feira (16), Moraes conseguiu analisar todos os pedidos de soltura feitos pelos detidos em 8 e 9 de janeiro. Ainda ficaram presos 294 pessoas.