O prefeito Leandro Félix determinou, hoje, em caráter emergencial a compra de equipamentos para reforçar a segurança nas escolas municipais com instalação de câmeras de vídeo em todas as salas de aula, instalação de câmeras de vídeo em todos os ônibus do transporte escolar e ampliação das equipes que integram os controles de acesso às unidades educacionais.
As medidas foram anunciadas pelo secretário Chefe de Gabinete, Edinaldo Nogueira, secretária Municipal de Educação, Elena Maass, o procurador Geral Alex Maciel, o vice, Alcindo Uggeri e a cúpula da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além de vereadores.
Atualmente a rede municipal de ensino mantém 17 unidades escolares e uma frota de 37 ônibus e 11 microônibus no transporte escolar. O município atende 8,3 mil alunos, que recebem kits de materiais escolares, apostilas e uniformes.
A secretária de Educação, Elena Maass, lembrou que, “há alguns anos nossa rede municipal de ensino já é equipada com câmeras nas entradas, corredores e pátios de todas as unidades escolares, e também nos refeitórios de todas as creches. Também já temos profissionais controladores de acesso em todas as unidades escolares. Todas as nossas escolas tem muros e portões, e no transporte escolar temos um monitor em cada ônibus”.
O secretário Edinaldo Nogueira acrescentou que o programa Jornada Voluntária, através do qual a prefeitura investe R$ 500 mil anualmente, custeando horas extras de policiais e bombeiros, para reforço da atividades de segurança pública em Nova Mutum.
“Importante informar aos pais e mães do nosso município que não tivemos, até hoje, nenhuma ocorrência de violência ou ameaça de violência contra a nossa comunidade escolar semelhante ao que vimos em Santa Catarina e outras cidades do país. E vamos continuar trabalhando para que os pais fiquem tranquilos em deixar seus filhos nas escolas”, declarou o chefe de Gabinete.
O delegado Rodrigo Rufato disse que a Polícia Civil possui na cidade de Nova Mutum um núcleo de inteligência ligado à Diretoria de Inteligência da polícia no Estado, e este núcleo tem monitorado todo o Estado para que consiga realizar a prevenção e repressão de incidentes como o de Blumenau.
“Vamos auxiliar nas operações das demais forças policiais para que possamos manter a sensação de segurança que existe em Nova Mutum”, declarou Rufato, através da assessoria.
O coronel Fernando Duarte disse que os Bombeiros já atuam nas escolas na parte de treinamento contra incêndio, pânico, evacuação e primeiros socorros.
“A partir de hoje o Corpo de Bombeiros vai passar a atuar de maneira ostensiva juntamente com a PM nas escolas do município, utilizando militares que vêm trabalhar neste período de folga e são remunerados pela prefeitura”.