O governador Mauro Mendes (União) disse nesta quarta-feira (19) que ainda faltam algumas etapas para que a concessão da rodovia federal BR-163 seja transferida para a MT Par, empresa pública controlada pelo governo do estado de Mato Grosso. Apesar disso, segundo Mendes, o governo já começou a se movimentar para assegurar que tão logo a transferência ocorra, as obras tenham início.
“Nós já depositamos R$440 milhões na conta da MT Par para fazer a aquisição dos recursos para quitar os bancos e ter a companhia em condição de ser feita a transferência societária. (Faltam) Poucos passos, depende do TCU. Daqui a poucos dias, nós teremos o início definitivo (das obras)”, disse.
Mauro Mende recordou que há um ano tinham início as negociações com a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e Ministério da Infraestrutura, no que o governador chamou de “uma longa peregrinação”.
“Era o banco Pine, depois a Caixa Econômica, agora são duas ações no TCU, hoje me disseram que o banco Pine virou a carroça de novo, é toda hora uma nova confusão. Mas a mesma persistência, a mesma coragem que é marca de grande parte dos mato-grossenses, que enfrentaram todo tipo de dificuldade e estão construindo aqui essa potência agrícola mundial, nós vamos manter a mesma perseverança e ao final espero que daqui uma semana, duas, três, não importa, nós vamos assinar o contrato e assumir essa BR-163 e um mês depois de assumirmos nós já teremos obra acontecendo”, assegurou.
O governador também disse que, mesmo sem ter concluído oficialmente a transferência da concessão, o Governo do Estado já está participando de ações internas na Rota do Oeste, como por exemplo a licitação da duplicação do trecho que liga o Posto Gil até Nova Mutum.
“(Também) Já está finalizando a licitação para a requalificação de 100% da pista atual, que vai melhorar muito a condição de rodagem para o grande tráfego que nós temos durante o período de safra”, disse.