O governador Mauro Mendes (União Brasil) classificou como “lamentável” a declaração do ministro da Agricultura do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o mato-grossense Carlos Fávaro (PSD), que confirmou ser contra que o Estado assumisse a concessão da BR-163.
Em entrevista na noite de segunda-feira (22), Fávaro disse que o próprio governo federal teria condições de investir R$ 1 bilhão na duplicação da via, apesar de o projeto nunca ter sido concluído em quase 10 anos sob concessão da Rota do Oeste.
“É lamentável que ele seja contra o Estado resolver um problema como esse. Dizer que poderia fazer diferente. Eu acho que é lamentável. Nós ficamos quase um ano construindo isso, nós conseguimos resolver. Estão lá as obras já acontecendo, temos cinco trechos da BR-163 em obras nesse momento”, afirmou o governador, em entrevista à imprensa na noite dessa terça-feira (23).
Nos bastidores, há rumores de que Fávaro teria, inclusive, tentado barrar a autorização para que a MT Par assumisse o contrato, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Para Mauro, essa atitude é altamente preocupante. “Quando a gente vê alguém dizendo que é contra isso (à solução), é realmente de preocupar. Eu não posso afirmar que foi motivação política, não tenho elementos para fazer essa afirmação, não sou leviano de afirmar aquilo que não tenho conhecimento. Mas se essas informações são seguras, é algo muito preocupante.”
O Governo de Mato Grosso assumiu o contrato de concessão da BR-163 e criou a “Nova Rota do Oeste”, sob controle da MT Participações (MT Par), no dia 4 de maio. Desde então, as sonhadas obras de duplicação estão a todo vapor. Apenas na primeira semana, foram transferidos mais de R$ 200 milhões para o início das obras.
Devido à façanha de assumir a rodovia, que é de responsabilidade federal, Mato Grosso se tornou referência nacional pela solução inovadora.
No total, o Governo do Estado irá investir R$ 1,6 bilhão nos próximos dois anos e as obras de recuperação de trechos da rodovia começam imediatamente. Nesta sexta-feira (5), serão assinadas ordens de serviço para a recuperação de cinco trechos que foram definidos a partir de um estudo técnico, considerando os pontos com maior número de acidentes e pior fluidez no tráfego.
São eles: o trecho entre Posto Gil e Nova Mutum (Km 507 ao Km 603); a travessia urbana de Sinop (Km 823 ao Km 834), e a Rodovia dos Imigrantes (KM 321,3 ao 353,5), que receberá obra de manutenção, neste primeiro momento. A projeção é de que ao menos 36 quilômetros de pistas duplicadas sejam entregues ainda no primeiro ano de concessão.
O Governo também vai iniciar a construção de travessias urbanas em trechos da BR-163 na região Norte do Estado. Em Sinop, por exemplo, estão previstos dois viadutos. Em seguida, as obras serão realizadas em Sorriso.