24/05/2023 às 15h05min - Atualizada em 24/05/2023 às 15h05min

Quatro deputados de Mato Grosso votaram a favor do novo arcabouço fiscal

Deputados do PL se uniram para votar contra a proposta. Já os deputados do União Brasil e do MDB se posicionaram a favor da medida.

Redação
Repórter MT
Reprodução
A bancada de Mato Grosso, formada por oito deputados federais, se dividiu na votação do Arcabouço Fiscal, projeto considerado muito importante pelo Governo Federal, para substituir o teto de gastos, e que sofreu resistência da oposição. A votação ocorreu na noite de terça-feira (23) e as surpresas foram o voto do deputado Coronel Assis, favorável ao projeto, e da Coronel Fernanda, que não compareceu à sessão. Os dois são nomes da ala mais ideológica conservadora da bancada e acabaram beneficiando o governo.
 

Abílio Brunini (PL) – votou contra
Amália Barros (PL) – votou contra
José Medeiros (PL) – votou contra
Coronel Assis (União) – votou com o governo
Emanuelzinho (MDB) – votou com o governo
Fábio Garcia (União) – votou com o governo
Juarez Costa (MDB) – votou com o governo
Coronel Fernanda (PL) – não votou

 

Com 372 votos a favor, a Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa terça-feira (23) o texto-base do novo arcabouço fiscal, proposta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir o teto de gastos. A vitória do governo foi fruto da articulação promovida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e pelo relator, deputado Cláudio Cajado (PP-BA).

 

A votação prossegue nesta quarta-feira, com a análise das sugestões de mudanças no texto oferecidas pelos parlamentares.

 

O Arcabouço Fiscal estabelece que o governo só pode aumentar as despesas em 70% em relação à arrecadação. Por exemplo, se a arrecadação crescer 2%, a despesa só poderá aumentar em até 1,4%.

Mesmo assim, o texto estabelece que as despesas só podem aumentar em até 2,5%, mesmo se houver um aumento na arrecadação. Por outro lado, o Arcabouço autoriza o governo a aumentar as despesas em pelo menos 0,6% mesmo se houver queda na arrecadação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://alertatotalmt.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp