O ato será na segunda-feira (30.10), às 16h, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Além da duplicação, entre os dois municípios, o novo trecho de obras também engloba a recuperação de oito quilômetros, construção de seis viadutos e uma ponte dupla. O trecho é um dos que mais ocorrem acidentes na rodovia.
“Com certeza será um novo marco para a população que vive no entorno desta região da BR-163. As empresas terão um período para apresentar suas propostas, vamos contratar aquela que melhor cumprir os requisitos do edital e em torno de março de 2024 vamos dar início às obras na região, após o período das chuvas”, explicou o presidente.
“A Agência Nacional de Transportes Terrestres, por exemplo, tem alguns padrões para as rodovias, como a estabilização do veículo, muito rígido. Um dos problemas que existiam antes do Governo de Mato Grosso assumir a concessão é que esses padrões da ANTT não eram cumpridos. O trabalho agora é levar um asfalto de qualidade, no padrão da ANTT, em toda a BR-163”, explicou.
O presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste também destacou que o modelo adotado pelo Governo de Mato Grosso se tornou referência para outros estados. Desde abril, o Governo do Estado é sócio majoritário da empresa.
“O próprio Ministério dos Transportes e Tribunal de Contas da União (TCU) fizeram uma portaria para regular o que fizemos em Mato Grosso. Já fomos para o Espírito Santo e Mato Grosso do Sul apresentar esse modelo. Onde vamos, falam que o modelo é extraordinário, mas é que é preciso ter a coragem do governador Mauro Mendes. Precisa ter um aporte grande, mas o investimento traz muitos retornos positivos, como salvar vidas a trazer mais segurança aos mato-grossenses”.