01/04/2024 às 10h10min - Atualizada em 01/04/2024 às 10h10min
Você já pensou em se filiar a um partido político?
Quais são as vantagens e desvantagens de se filiar a um partido político no Brasil? Quais são as regras? Até quando você pode se filiar para concorrer às eleições de 2024?Confira!
Você já pensou em se filiar a um partido político?
Bom, em primeiro lugar quais são as vantagens e as desvantagens de se filiar a um partido político? Uma vantagem bem obvia é que se você quer se candidatar nas próximas eleições você deve estar filiado a algum partido, mas você não precisa necessariamente quere ser candidato para se filiar.
Algumas vantagens para o eleitor se filiar são os engajamentos voluntario com as ideologias e com as causas que o partido defende, se filando ao partido você também vai conhecer um pouco mais de perto os bastidores da política e as dinâmicas de poder.
Além disso você poderá estar em contato com as pessoas que tomam as decisões dentro dos partidos, é importante ressaltar que cada partido tem suasas próprias regras de filiação, tanto referente aos meios de inscrição dos candidatos e do calendário seguido, quanto aos deveres do filiado depois que ele é aceito no partido.
Alguns partidos por exemplo, podem exigir uma contribuição mensal dos seus filiados, enquanto outros podem exigir uma presença obrigatória em determinados eventos.
Além de ser a única forma de se candidatar a um cargo eletivo, os filiados também podem votar no seu candidato oficial do partido para as próximas eleições, isso pode ajudar a garantir que o candidato que vai representar o partido também te represente.
Uma desvantagem é que a Justiça Eleitoral somente permite uma filiação por vez, ou seja, não é possível se filar a mais de um partido no Brasil. Por isso você deve pesquisar e entender muito bem daquele partido antes de se filiar a ele. Outra possível desvantagem é que as decisões internas aos partidos ficam muito concentradas nos diretórios, mas como os membros do diretório são eleitos pelos filados do partido eles, pelo menos em teoria, deveriam representá-los.
Bom, e se você decidiu que quer se filiar a um partido saiba quais são os requisitos: Vamos começar pelas exceções;
- Se você é um Servidor Público da Justiça Eleitoral, deve se exonerar antes de se filiar a um partido, Militares, Magistrado, Membros do Tribunal de Contas ou do Ministério Público, seguem prazos diferentes ao resto da população para se filiar.
- Se você é de algum desses grupos segue a resolução do TSE sobre esse assunto que estará aqui ao final da leitura. E de forma geral, quem tem direito a ser votado, ou seja, ser um candidato e quem tem direito a votar, a eleger um candidato, pode se filar um partido.
Quem tem direito a votar?
- Maiores de 18 anos tem a obrigatoriedade de votar; - Pessoas de 16-17 e acima de 70 anos podem votar se quiserem, mas não e obrigatório; - Estrangeiros e alistados em serviços Militares obrigatório, não podem votar;
Quem pode se candidatar?
- Precisa ter nacionalidade Brasileira; - Ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever em Português; - Ter o Título de Eleitor; - Ter domicilio no território da eleição; - A idade Mínima, que é estabelecida para cada cargo; - Filiação partidária de no mínimo 6 meses antes da Eleição; - E não ter perda ou suspensão de direitos políticos;
Inclusive, o prazo para filiação Política de 2024 está se encerrando, o último dia será 05 de abril, e porque dia 05 de abril?
- Porque no dia 6 de outubro de 2024 acontece as Eleições Municipais.