18/07/2024 às 09h42min - Atualizada em 18/07/2024 às 09h42min
Governador Mauro Mendes Promete Auxílio a Comerciantes Afetados por Incêndio no Shopping Popular de Cuiabá
Poliana Brandão - Poliana Brandão
Cenário MT
O governador Mauro Mendes (União) se comprometeu nesta quarta-feira (17) a auxiliar os comerciantes que perderam suas lojas no incêndio que atingiu o Shopping Popular de Cuiabá na madrugada de segunda-feira (15). O fogo destruiu cerca de 600 lojas e afetou aproximadamente 3 mil trabalhadores. Mendes afirmou que o governo está trabalhando na criação de uma linha de crédito subsidiado para os comerciantes, por meio da Agência de Fomento Desenvolve MT.
O governador também comentou as comparações feitas entre a situação dos lojistas de Cuiabá e a dos desabrigados pelas cheias no Rio Grande do Sul, estado para o qual Mato Grosso enviou R$ 50 milhões em ajuda em maio. Ele afirmou: “Não deu uma enchente em um dia e no outro amanheci dando entrevista e falando aos quatro cantos o que Mato Grosso faria ou o que pretendia fazer. Estudamos, analisamos para tomar decisões sérias, corretas e aplicar corretamente o dinheiro público do Estado, mesmo que seja para socorrer qualquer brasileiro ou qualquer mato-grossense”.
O governo está finalizando os detalhes de uma linha de crédito subsidiado para auxiliar os comerciantes na retomada de suas atividades.
Além do crédito, o governo estuda outras medidas para ajudar os lojistas, como a regularização das empresas e a desburocratização do acesso ao crédito.
A Secretaria Municipal de Assistência Social está oferecendo apoio psicossocial aos comerciantes afetados pelo incêndio.
O incêndio que destruiu o Shopping Popular de Cuiabá deixou um grande impacto na comunidade local, afetando diretamente cerca de 3 mil trabalhadores. A rápida resposta do governo estadual e a promessa de auxílio financeiro são passos importantes para a recuperação dos comerciantes e para a reconstrução das lojas destruídas. As medidas anunciadas visam não apenas a recuperação econômica, mas também o apoio emocional e social aos afetados, demonstrando um compromisso abrangente com a comunidade.