Nesta segunda-feira (25), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, marcou presença no 3º Encontro Estadual de Bombeiras Militares, evento que fortaleceu políticas públicas e abriu espaço para debates sobre mudanças estruturais e normativas no âmbito da corporação. O evento também sediou o 1º Seminário de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, destacando o papel das mulheres na segurança pública e na sociedade.
Durante o encontro, Virginia Mendes elogiou a iniciativa das bombeiras militares e a coincidência de o evento ocorrer no Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. “Parabéns às Bombeiras Militares pela criação deste encontro. Como sempre digo, ninguém faz nada sozinho, e ninguém segura uma mulher segura. Que Deus abençoe todas vocês”, declarou.
O evento resultou em avanços significativos, como a assinatura do Procedimento Operacional Padrão para atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência e do Protocolo de Combate e Prevenção à Violência Contra a Mulher, que orientará as ações do Corpo de Bombeiros tanto para mulheres civis quanto para integrantes da corporação.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Glêdson, e o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, destacaram o papel essencial da primeira-dama em iniciativas voltadas para a proteção e inclusão social.
O coronel Flávio Glêdson elogiou os programas SER Família e o apoio de Virginia Mendes:
“Gostaria de destacar os programas SER Família, fundamentais para apoiar mulheres vítimas de violência. Seu trabalho voluntário é uma inspiração para todos nós.”
Além disso, o comandante recordou os títulos recebidos pela primeira-dama, como Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu e Embaixadora Internacional de Inclusão, ressaltando sua dedicação a projetos que promovem igualdade e proteção para grupos vulneráveis.
O secretário de Segurança Pública, César Roveri, reforçou a importância de parcerias que fortalecem ações como o programa SER Família Mulher e a criação da Superintendência da Mulher na Setasc e da Coordenadoria de Defesa da Mulher na Polícia Judiciária Civil, implementadas em 2023.
As bombeiras militares de Mato Grosso demonstraram o protagonismo feminino na corporação, não apenas no cumprimento de suas funções, mas também na promoção de políticas públicas para combater a violência de gênero.
O evento consolidou os esforços do estado em criar ambientes mais seguros para as mulheres, com iniciativas que fortalecem o acolhimento, a capacitação e o atendimento humanizado às vítimas de violência.